domingo, 10 de julho de 2011

Perfil da secretária



O NOVO PERFIL DA SECRETÁRIA.
Secretária! Tantas historias e estórias a respeito. Comentários, motivos de inspiração de músicos, de poetas e também de chefes e patrões. Bonita, sensual, bem vestida, perfumada, disponível... Mas isso é coisa do passado! A secretaria convencional de gestos leves, fala mansa, sempre as voltas com a datilografia, atendendo o telefone, anotando recados, cuidando da agenda do chefe, esta em processo com de extinção. Em seu lugar surge a profissional, a secretária moderna que digita em micro, que domina a linguagem da informática, que acompanha os acontecimentos da empresa onde trabalha, que analisa as cotações da bolsa, que opina sobre as oscilações do mercado e sugere operações em títulos bancários uma vez que esta em sintonia com o mundo dos negócios, com as atividades do executivo. Desde, com a automação, passa a figura como parceira no desenvolvimento do trabalho. Deixando de lado o exercícios burocrático, preso a papeis, assume a postura de sua assistente, tendo espaço para opinar, assessorar e participar dos problemas administrativos, ampliando o campo profissional, significa que o da profissão já chegou na empresa, embutindo maior seletividade, ajudando a desempenhar funções vitais de apoio junto a chefia. Com a automação, a vida da secretaria moderna ganha nova dimensão, possibilitando ganhar tempo na administração das rotinas e abrir novos horizontes para a profissão. Mas não só são as secretárias que ganha com a automação. Os executivos, as chefias passam a ter novo papel nessa relação de trabalho com essa profissional. Entre o executivo e a secretária tem iniciado uma nova uma nova cultura de permuta, em reciprocidade contínua de trabalho e uma troca de idéias.
A nova secretária executiva possui habilidades gerenciais fortemente definidas: comunicação assertiva, ênfase no relacionamento interpessoal, capacidade de lidar com conflitos, de trabalhar em equipe, de coordenar uma tarefa, de supervisionar seus subordinados, de resolver problemas, de tomar decisões e de melhorar a qualidade e produtividade do trabalho.

A secretária executiva atua hoje como multiprofissional, assumindo papéis polivalentes que permitem a ela administrar o fluxo de informações com competência, conhecimento, criatividade, espírito empreendedor e eficácia, bem como gerenciar pessoas assertivamente, usando da inteligência emocional para enfrentar obstáculos, resolver problemas e criar um ambiente de interação. Hoje, a secretária busca alcançar os objetivos e as metas se preocupando não só com a produtividade e qualidade de seu trabalho, mas também buscando desenvolver parcerias com a equipe e com os colegas por meio do seu envolvimento com assuntos corporativos e seu posicionamento na organização como facilitadora e multiprofissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário